O que o Facebook diz sobre o seu relacionamento?


O time de análise de dados do Facebook fez uma série de 6 posts sobre o valentine’s day (dia dos namorados) nos Estados Unidos.

Recomendo fortemente a leitura de todos. O posts tratam dos seguintes temas:

  • O primeiro post trata de amor e religião e constata que há poucos casais de religiões diferentes, mesmo em países com alta diversidade religiosa.
  • O segundo post trata da diferença de idade entre casais. Na média, homens são mais de dois anos mais velhos do que suas  parceiras.
  • O terceiro post trata da duração dos relacionamentos. Um dos resultados: quanto mais tempo de relacionamento, menor a chance de o casal se separar.
  • O quarto post trata das “melhores” cidades para os solteiros (como são cidades dos EUA, provavelmente não interessará muito os leitores deste blog).
  • O quinto post trata da mudança de comportamento dos casais antes e depois do relacionamento. Esse é um dos mais bacanas. Para quem quiser ler algo em português, a Folha fez uma matéria. Vale reproduzir um gráfico, relacionando a quantidade de posts com palavras positivas e os dias antes/após o início do namoro:

1898250_10152219519288415_127545461_n

Os dados confirmam aquilo que você já percebia: casais recém formados postam sobre unicórnios vomitando arco-iris e o efeito pode durar muito, muito tempo (destaque para o gráfico feito com ggplot2).

  • Por fim, o último post trata do que acontece após o término do relacionamento. As interações, principalmente de apoio dos amigos, aumentam bastante.

O Facebook é, muito provavelmente, a organização com a maior base de dados sobre informações pessoais do mundo. O potencial disso é inimaginável. No final do ano passado, eles contrataram o professor da NYU Yann LeCun para liderar o departamento de inteligência articial da empresa – parece que ainda há muita coisa interessante por esperar.

Mais sobre análise de dados do Facebook neste blog, aqui (analise seus próprios dados) e aqui (descubra características  da pessoa – como a orientação sexual – com base no que ela curte).

Um pensamento sobre “O que o Facebook diz sobre o seu relacionamento?

Deixe um comentário