Votos e Bolsa Família: correlação se mantém quando controlada por estado?


Fábio Vasconcellos e Daniel Lima fizeram alguns gráficos interessantes sobre a correlação de algumas variáveis socioeconômicas e o percentual de votos recebidos por cada candidato. Um deles – e que sempre suscita polêmica – é a relação entre percentual de votos versus percentual de pessoas beneficiadas pelo bolsa família por município. Segue uma reprodução do gráfico abaixo, feita no R com o ggplot2.

geral

Entretanto, esta relação me gerou a seguinte dúvida: será que a correlação se mantém dentro de cada UF? Por exemplo, Aécio ganhou em SP, SC e MT. Nesses estados, também houve correlação negativa do BF para o candidato tucano?

Aparentemente, sim, conforme pode ser visto no gráfico abaixo. E a separação por estado também indica que a correlação do BF com votos para Marina foi negativa em grande parte das UF’s. Um estado que chama a atenção é Minas Gerais, em que estas relações se parecem bem acentuadas.

estados

PS: vale lembrar que este blog frisa, constantemente, que correlação não implica em causalidade. Sobre este ponto, leia estes outros posts aqui.

PS2: os dados em formato rds (do R) podem ser baixados aqui.

17 pensamentos sobre “Votos e Bolsa Família: correlação se mantém quando controlada por estado?

  1. Pingback: Eleições e Bolsa-Família | Nepom - Núcleo de Estudos de Política Monetária

  2. Interessante esta análise. Parabéns pelo trabalho.

    Vocês já tentaram fazer o mesmo estudo, mas utilizando outros indicadores/políticas que podem explicar o voto? Pergunto isso porque vi recentemente que o PIB no nordeste tem crescido mais do que no resto do brasil, ao Longo dos últimos 10 anos. A Folha ontem deu que o PIB no nordeste não estagnou nos últimos 12 meses.

    Além disso, seria interessante ver número de famílias beneficiadas com outros programas do governo, tais como: minha casa, minha vida; prouni, pronatec, fies.

    Por fim, seria interessante também ver o peso da valorização do salário mínimo. Eu já li estudos indicando que há ( ou havia, o texto é relativamente antigo) um maior número de famílias dependente de aposentadorias no Nordeste, isso também pode ser um fator explicativo, não?

    Estou comentado isso porque acho arriscado colocar tanto peso do voto no bolsa família.

    abraços

    Fernando

    Curtir

    • Obrigado pelos comentários, Fernando!

      Só faço a ressalva de que, como colocado no texto, a idéia aqui foi simples: apenas a de verificar se uma relação descritiva que existe no âmbito nacional continuaria existindo dentro de cada estado. Os gráficos não mostram qual o principal determinante do voto dos eleitores, apenas verifica que existe a correlação entre BF e voto do município e que essa correlação se mantém dentro de vários estados.

      Acho muito interessantes suas sugestões e talvez alguns dos próximos posts abordem sim estes estes temas (mas provavelmente sem querer estabelecer causalidade). Recomendo a leitura deste artigo do Cesar Zucco, que estuda o assunto há mais tempo:

      Clique para acessar o PaperAJPS2013.pdf

      Abraços

      Curtir

  3. Caros, gostaria de saber como pegaram esses dados, gostaria de trabalhar com eles também e trocar uma ideia com vocês. Seria possível?
    Abraço.

    Curtir

  4. Pingback: Bolsa-Família e Votos | De Gustibus Non Est Disputandum

  5. Pingback: Mais Bolsa-Família e Votos: o que nos mostram as correlações? (um debate sem fim) | De Gustibus Non Est Disputandum

  6. Pingback: Mais Bolsa-Família e Votos…por Estados – Correlações e p-valores | De Gustibus Non Est Disputandum

  7. Pingback: Dilma e a arma do governismo - Academia Econômica

  8. Pingback: Votos (1o turno) e IDH (2010) e um desafio | De Gustibus Non Est Disputandum

  9. Pingback: Votos e Bolsa Família: segundo turno! | Análise Real

  10. Pingback: Links diversos: o Estatístico Automático e um pouco de história do R. | Análise Real

  11. Pingback: Retrospectiva: posts mais lidos de 2014 | Análise Real

Deixe um comentário