Votos e Bolsa Família: segundo turno!


Tem gente que reclama das urnas eletrônicas, com razão. Mas de uma coisa os pesquisadores não podem reclamar: nessas eleições, os dados ficam disponíveis quase que instantaneamente. E, com os dados do segundo turno em mãos, voltemos àquela relação que sempre gera polêmica –  percentual de votos versus percentual de pessoas beneficiadas pelo bolsa família (BF) por município (veja o post do primeiro turno aqui).

Por agora, e pela hora, vamos tentar responder apenas duas perguntas simples: (i) a relação entre votos e BF se manteve? (ii) há correlação entre o BF e a variação dos votos dos candidatos entre o primeiro e segundo turnos?

Quanto à primeira pergunta, a resposta é positiva, tanto no geral:

seg

Quanto por UF:

estados

 

Já com relação à segunda pergunta, o BF não parece estar correlacionado com as mudanças de votos por municípios:
primeiro_segundo

PS: vale lembrar que este blog frisa, constantemente, que correlação não implica em causalidade. Sobre este ponto, leia estes outros posts aqui.

12 pensamentos sobre “Votos e Bolsa Família: segundo turno!

  1. A decisão de voto por parte de pessoas de baixa instrução, que inclui muitos do bolsa família, se baseia no desejo de segurança ou seja: tudo tem que ficar como está. O terror dos militantes do PT assustando os beneficiários de programas sociais, elegeu Dilma. Isso é inegável. O restante é secundário.O povo brasileiro, até mesmo a classe média, pensa que o ano seguinte será bom ou ruim a depender do que fará o governo. Isso me lembra de uma entrevista de Clint Eastwood ( eu a menciono no meu artigo sobre Barack Obama ): Na crise de 29, os americanos tiveram que “se virar” e conseguiram. Qual a diferença entre os pobres daquela época e os pobres de hoje? E mais: qual a diferença entre os pobres americanos e os pobres brasileiros ? Ou a imensa presença de latinos, deixou os EUA parecido de mais com o Brasil, precisando de um Lula para eles ? Tento entender isso. Independente de qualquer coisa, não faço parte dos paulistas e sulistas q

    Curtir

  2. ……publiquei sem terminar por acidente. vou complementar: não faço parte dos paulistas e dos sulistas em geral que estão com ódio dos nordestinos. Repudio essas manifestações ! Um grande abraço.

    Curtir

  3. Se não for pedir muito, por que você não faz um estudo de correlação entre votos por município no PT e PSDB no 2º turno de 2002 e essa mesma distribuição % de Bolsa Família atual?

    Assim podemos ir mais fundo no estudo da causalidade. A pobreza pode ser a variável não estudada que afeta tanto o voto no PT quanto a % de Bolsa Família.

    só uma sugestão.

    Curtir

  4. O QUE ACHO MAIS ABSURDO É A SRA. PRESIDENTE SE VANGLORIAR DO Nº DE PESSOAS QUE RECEBEM O BF. PAÍS QUE SE PRESTE NÃO ADMITIRIA QUE O Nº DE BENEFICIÁRIOS AUMENTASSE E SIM QUE DIMINUÍSSE COM O PASSAR DOS ANOS, OU SEJA, PARA O GOVERNO, QUANTO MAIS DEPENDENTES DO BENEFÍCIO MELHOR PARA ELES (DIGA-SE DE PASSAGEM O PT). NÃO CONSIGO VER A LÓGICA DESTE PENSAMENTO. E DIGO MAIS: É MUITO ESTARRECEDOR SABER QUE ELA FOI REELEITA COM 54 MI DE VOTOS E OS BENEFICIÁRIOS DEVEM SOMAR EM TORNO DE 50 MI. E AINDA ACHAM QUE ESTE PAÍS VIVE EM UMA DEMOCRACIA????

    Curtir

  5. Jamais entenderei o ódio da classe média contra pobres, pretos e nordestinos. Será que não entendem que seus filhos que estudam em universidades públicas, estudam às custas dos miseráveis, já que eles pagam 80% dos impostos arrecadados no Brasil! E os pensionistas da “meritocracia”? O que será que pensam? Conheço famílias que recebem, há mais de 50 anos, somas inimagináveis em democracias consolidadas, famílias que jamais trabalharam na vida! As bolsas dessa gente são Bolsa Dior, responsáveis pelas injustiças sociais brasileiras. Imagine a preocupação de quem vota no PT ou PSDB! PT = Bolsa Família! PSDB = (pensões) Bolsa Dior! Vamos a outro capítulo da história, basta de “meritocratas sem mérito”! Vão pescar!

    Curtir

  6. Pingback: Retrospectiva: posts mais lidos de 2014 | Análise Real

Deixe um comentário