Continuando o tema de análise de redes, abordado em post passado, vejamos agora um exemplo legal que você mesmo pode reproduzir!
O gráfico abaixo é o da minha rede do Facebook. Cada nódulo representa uma pessoa (não coloquei os nomes, mas você pode colocar caso queira) e cada arco uma relação de amizade entre elas.
Veja que as pessoas foram separadas em grupos com base nas relações de amizade, e cada grupo recebeu uma cor diferente. Isto foi feito por um algoritmo que, no meu caso, corretamente identificou os grupos sociais da rede (trabalho, família, viagens, cursos) com base em quão fortemente conectados os nódulos são. Perceba que algumas pessoas são representadas por nódulos maiores: no caso, elas são pessoas com alto nível de betweeness centrality, isto é, pessoas que são como uma ponte para grupos de amizades distintos dentro da rede – também seria possível mudar o tamanho dos nódulos segundo o número de conexões de cada pessoa (grau, na linguagem de rede) ou outras medidas de centralidade.
Bacana, não?
Quer fazer o seu? Você vai precisar entrar no aplicativo Netvizz para baixar os dados do Facebook e, depois, rodá-los no programa Gephi (que pode ser baixado gratuitamente aqui). Caso tenha alguma dificuldade, há um didático tutorial na internet. Futuramente, para não dizer que não falamos de economia, vamos fazer esse mesmo experimento com a visualização de dados de investimento direto no exterior e ver o que sai.
Pingback: O que o Facebook diz sobre o seu relacionamento? | Análise Real
oLá, bom dia, tento baixar esse programa e sempre da erro quanto tento instalar, será que ele está fora ou algo do tipo? consigo baixar o arquivo mas não consigo executa-lo, tem outro link seguro?
CurtirCurtir
não consigo instalar o programa, tem programa similar ou outro link em queeu possa baixar-lo?
CurtirCurtir
Olá carleybia há outros programada que fazem coisas similares como o Pajek. Só dar uma busca na internet. Abraços
CurtirCurtir