Previsões para a copa: “Roubo” de juiz já está no modelo?


Ontem, Nate Silver provavelmente torceu mais para o Brasil do que muitos brasileiros. Ele havia previsto que a Croácia tinha apenas 3% de chances de ganhar. E o gol contra do Marcelo, logo aos 11 minutos do primeiro tempo, deixou os croatas na liderança no início do jogo.

Note que, diferentemente dos demais palpiteiros  especialistas, que fazem previsões e comentários de maneira qualitativa – quase impossíveis de verificar depois – , a previsão do Nate era clara: as chances eram de 3%. Não eram 10% ou 20%. Sim,uma vitória da Croácia era possível… mas bastante improvável. Nate Silver teria de se explicar.

Entretanto, alguns minutos depois, eis que surge um pênalti roubado duvidoso para o Brasil que mudou os rumos da partida. Que sorte, não!?

Nem tanto.

Entre os fatores que o modelo do FiveThirtyEight pondera para calcular as chances de o Brasil ganhar a copa (que está bastante alta, 46%), um deles é justamente isso: estar jogando em casa. Aparentemente, no futebol, mais do que em muitos outros esportes, alguns lances conseguem determinar a partida fazendo com que o juiz acabe tendo muito poder.  E tem sido verificado, consistentemente, que juízes tendem a favorecer o anfitrião do jogo.  Se é pressão social, viés psicológico, “roubo”, ou qualquer outra razão, não importa muito neste caso. O fato é que isso ocorre e tem que ser levado em conta na hora de se fazer a previsão.

O bacana do modelo do Nate Silver é que ele está dando previsões jogo a jogo (coloquei baixo uma tabela com todas as probabilidades), então poderemos verificar sua calibração e comparar sua performance contra outros benchmarks. Futuramente explico como podemos fazer isso.  Outra coisa legal é que, como bom bayesiano, o modelo é recalculado jogo após jogo, levando em conta as novas informações nas probabilidades dos resultados. O jogo de ontem, como era o resultado esperado, alterou pouca coisa nas previsões.

E vale lembrar: sim, o Brasil ainda tem a probabilidade mais alta de ganhar entre todos os times – 46%. Só que isso implica também que, por enquanto, a probabilidade de não ganhar é de 54%. Acompanhemos!

jogos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s