Segundo os mercados de apostas, não! No Betfair, o jogo Brasil e Alemanha está praticamente um cara-e-coroa, com 50.9% para a Alemanha e 49.1% para o Brasil. Ps: lembre que o Betfair é dinâmico, então essas probabilidades alteram ao longo do tempo.
Entretanto, segundo Nate Silver, sim! Talvez por conta do viés de se jogar em casa, o modelo do FiveThirtyEight dá ao Brasil 73% de chances de ganhar da Alemanha e 54% de ganhar a copa! Update: Nate Silver recalculou as probabilidades do Brasil sem o Neymar e reduziu as chances de ganharmos da Alemanha para algo entre 68% a 65%.
Emoções à parte, quem você acha que está certo?
Veja aqui o histórico de erro dessas previsões.
***
Também havia prometido comparar a calibração dos modelos, isto é, comparar as probabilidades previstas contra as freqüências observadas. Podemos fazer isso de diversas formas, mas achei um gráfico bacana no Cross Validated que é bem fácil de implementar e resolvi copiar para começarmos a brincadeira.
Segue, abaixo, gráfico com as probabilidades previstas (eixo X) contra as freqüências observadas (eixo Y) da primeira fase da copa do mundo para cada um dos modelos. Os círculos cinzas representam os dados observados (1 ou 0) e os círculos principais tem tamanho e cores proporcionais à quantidade de observações em sua categoria.
Mais para frente veremos outras formas de comparar esses resultados, incluindo os dados das eliminatórias!
Pingback: Música da Semana – OrelSan | Um Panda na Garagem
Pingback: Retrospectiva: posts mais lidos de 2014 | Análise Real
Cara-pálida, vc já esta fazendo as previsões para a Copa de 2018 na Rússia ???
Já deve estar ciente de que seus modelos vão ter incluir certos tipos de “cisnes negros” [se tu é realmente economista, é claro que ouviu falar da “Teoria da Incerteza de Nassim Taleb”], como o que aconteceu de forma humilhante no dia 8 de julho de 2014, no Mineirão e que vai ficar gravado a ferro e fogo na mente do povinho brasileiro, hein …
Até a próxima e continua com este ótimo blog, malaco … !!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir