Eduardo Arino de la Rubia acabou de me informar que, hoje, entrou no ar o site datascience.la, e já com dois vídeos interessantes decorrentes do useR! 2014: uma palestra do John Chambers e uma entrevista com Hadley Wickham.
Após o primeiro dia de tutoriais, o segundo dia da conferência se iniciou com uma apresentação de John Chambers (slides aqui e vídeo abaixo). Para quem não conhece, John Chambers é o criador da linguagem S (pela qual ganhou o prêmio ACM Software System) que se tornou o “pai” do R e atualmente é um dos membros do core team do R. O foco da palestra foi o de ressaltar o papel do R não como uma solução geral que tenta resolver todos os problemas, mas principalmente como uma interface geral que converse com outros instrumentos e ferramentas quando necessário (como, por exemplo, quando a base de dados é muito grande para caber na memória). Para ilustrar iniciativas com esta filosofia, ele citou três frentes em especial:
- Interface com C++ e C++11, como já havíamos mencionado no post anterior. Os pacotes que têm recebido destaque nesta área são o Rcpp e Rcpp11;
- LLVM, com o pacote RLLVM do Duncan Temple Lang.
- Machine Learning em grandes bases de dados e o exemplo foi o H2O e seu pacote homônimo, mas em caixa baixa, para o R.
Confira a apresentação na íntegra abaixo:
Além disso, o Eduardo fez várias entrevistas interessantes no decorrer do encontro e agora começou postar os vídeos. O primeiro deles é com o Hadley Wickham e as perguntas estão excelentes. Vale conferir!
Pingback: Entrevista com Max Kuhn | Análise Real