As consequências da ignorância econômica – em quadrinhos! (2)


20111030Ok, ok. Sei que já são dois posts seguidos do SMBC. Mas não poderia deixar de postar essa, sugerida em um comentário no Drunkeynesian. Veja mais sobre o SMBC no blog aqui e aqui.

Classificando as diferentes áreas da economia


Mais uma excelente do SMBC.
20130920-005544.jpg

Fluxograma da argumentação acadêmica (contra pesquisas das quais você não gosta)


Este post do Leo merece ser roubartilhado.

how_to_argue_with_studies1

Salários do setor público sobem quase 70% a mais do que no setor privado!


Comentário do ano passado na CBN.

Na verdade, o que tinha ocorrido é que os salários na iniciativa privada aumentaram 0,9%, contra aumento de 1,5% no setor público.  Tudo bem, não está estritamente errado. Mas, gostaria de ver a chamada na CBN quando os reajustes forem 0% contra 0,001%.

“Salários do setor público crescem infinitos porcentos a mais do que no setor privado!”

Dica do Thiago Said.

Precificação de ativos: blog do Damodaran


Há algum tempo que queria divulgar aqui o blog do Aswath Damodaran, autor bastante conhecido de finanças corporativas e precificação de ativos. O blog não é atualizado constantemente (às vezes, até que isso é bom) e lá ele compartilha avaliações de algumas empresas como, recentemente, a Apple, e – que virão futuramente – Linkedin, Amazon e Netflix. Um ponto bastante positivo do blog são análises e textos bem sinceros e didáticos,  ressaltando as premissas para se chegar ao valor calculado e a incerteza inerente ao processo. Não deixe de adicionar o blog no seu Feedly.

O andar do economista bêbado


Luciano Sobral, do Drunkeynesian, começou um blog no Estadão. Vá lá conferir.

Ronald Coase faleceu


Depois de mais de um século vivido – e ainda publicando infelizmente, Ronald Coase faleceu hoje. Uma grande perda para a economia.