Olhem que curioso o Google Trends das buscas pelos presidenciáveis, Dilma, Marina e Aécio, nos últimos 30 dias:
Por algum acaso, as tendências parecem refletir um pouco os resultados das pesquisas eleitorais. Dilma, em azul pontilhado, tinha o maior número de buscas. Até que, de repente, Marina – em vermelho – a ultrapassou. Uma nota: o pico de Dilma Rousseff é fruto da entrevista no Jornal Nacional e, aparentemente, parece ter sido mais mérito de William Bonner do que da Presidenta, segundo os dados das pesquisas relacionadas.
Mais recentemente, parece que as buscas estão se aproximando. Vendo apenas os últimos sete dias:
Vale ressaltar, logicamente, que os dados do Google Trends são dados de busca na internet; por favor, não são dados de intenção de voto. Para ilustrar, vejamos o pastor Everaldo, em verde:
Algo estranho para quem tem menos de 2% das intenções de votos. Entretanto, vejamos as buscas relacionadas:
Se você não entendeu, provavelmente foi um dos poucos que não viu este vídeo. Ou seja, não basta ver o número de buscas, mas também seu teor. A despeito dessas ressalvas, incluir o Google Trends como mais um dos inputs para previsão eleitoral talvez não seja uma má idéia.
PS: você pode brincar com essas pesquisa aqui!
Esses dados mostram como o brasileiro encara as eleições como uma brincadeira, fazendo vídeos com montagens que são extremamente procurados, o vídeo do Pastor Everaldo é o principal exemplo disso, um candidato sério, que é vítima de piadas o tempo todo, lamentável …
CurtirCurtir
Pastor Everaldo sério??
CurtirCurtir
Pingback: Dilma, Marina e Aécio no Google Trends, um dia antes das eleições | Análise Real
Pingback: Previsões do primeiro turno: Google Trends (e Vidente Carlinhos)? | Análise Real