Previsões do primeiro turno: Google Trends (e Vidente Carlinhos)?


Os resultados do primeiro turno saíram e, mesmo com as evidências de ontem que apontavam para uma alta de Aécio Neves, surpreenderam: o candidato mineiro amealhou quase 34% dos votos, quando há pouco se estimava que conseguiria 15%! Os modelos de previsão, apesar de favorecerem Aécio quando atualizados com as pesquisas de sábado, não conseguiram capturar a magnitude da mudança, apontando para estimativas entre  21 a 26%.

Faz parte. Prever em meio a tanta incerteza (e pesquisas de metodologia duvidosa) é uma tarefa ingrata.

Por outro lado, o Google Trends (depois de corrigido com a dica do Gabriel Ferreira – valeu!) trouxe um indício bastante forte da subida de Aécio. E com uma coincidência aritmética, digamos, “mística”, quase ao estilo Vidente Carlinhos.  Uma regra de 3 com os dados do trends de sexta, considerando 40% para Dilma como base, trazia valores estimados de 35% para Aécio e 21% para Marina. Quase cravado.

Evidentemente, isso não passou de sorte, pois utilizando os dados disponíveis agora você estimaria que Aécio ultrapassou Dilma. Mas tampouco é somente algo curioso. Isto mostra o potencial do Google Trends no auxílio do “nowcasting”  das eleições, complementando os resultados das pesquisas para entender as tendências do eleitorado. O grande desafio aqui é separar o sinal do ruído, tanto das pesquisas, quanto das redes sociais e dos mecanismos de buscas, além de saber como juntar essas evidências de forma complementar e coerente.

No caso do Google, certamente o teor das buscas importa, lembre do caso do Pastor Everaldo.  E as buscas relacionadas que mais estavam crescendo eram aquelas que diziam respeito aos números dos candidatos. Ou seja, tinham relação direta com intenção de voto.

Aecio_numeroDepois dessa, é capaz de muita gente ficar de olho no Trends durante o segundo turno. Só espero que o Google tenha bons algoritmos para impedir que os bots dos partidos manipulem o indicador. Ou ainda, será que a relação continuará valendo, uma vez que as pessoas já tenham tido tempo de decorar os números de seus candidatos?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Previsões do primeiro turno: Google Trends (e Vidente Carlinhos)?

  1. Pingback: Rápidas… | De Gustibus Non Est Disputandum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s