Previsões para eleições: o que estão dizendo para amanhã?


O que o pessoal que se aventurou nesta empreitada está chutando dizendo um dia antes da contenda eleitoral?

Acredito que há dois eventos que devem ser vistos com mais atenção: (i) uma possível eleição da Dilma no primeiro turno; e (ii) a possibilidade de Aécio ultrapassar Marina e ir para o segundo turno.

Polling Data

UPDATE: O Polling Data atualizou as probabilidades com as novas pesquisas eleitorais. Agora são 79%  de chances para Aécio ir ao segundo turno. Leia mais no blog do Neale.

pollingdata2

Os resultados a seguir eram da previsão pela manhã, antes das novas pesquisas.

Neale El-Dash, do Polling Data, está dando apenas 2% de chances de não ter segundo turno. Já para o Aécio passar Marina, a probabilidade está em cerca de 22% – baixa, mas plausível. Grosso modo, isto é uma em cada 4 ou 5 vezes.

pollingdata

A previsão mais recente dos votos está em 39% para Dilma, 23% para Marina e 21% para Aécio.

Daniel Marcelino

As previsões mais recentes do Daniel são: 39% para Dilma, 23% para Marina e 18% para Aécio. Considerando somente os votos válidos, esses números passariam para: Dilma 46%; Marina 28%; e, Aecio 22%.

Com relação a Aécio ultrapassar Marina, as chances parecem um pouco menores do que no modelo de Neale. No olhomêtro, com o gráfico abaixo, está em algo em torno de 5%. E o segundo turno também parece bastante provável.

Marina_Aecio

Vidente Carlinhos

Para não ficar só com os modelos Bayesianos, vamos colocar algo místico no páreo: o vidente Carlinhos, que ficou famoso por “prever” a derrota do Brasil e a “saída” de Neymar durante a copa.  Pense no Carlinhos como um grupo de controle. Há vários outros “videntes” por aí que poderiam ser incluídos, mas esse é o mais divertido.  O interessante da previsão do Carlinhos é que ela é ousada (algo natural para quem não tem nada a perder, pois se acertar leva a fama e se errar pode dar uma desculpa): Aécio não somente ultrapassaria Marina, como ganharia a eleição no segundo turno.  Note que essa previsão tem baixa probabilidade nos dois modelos bayesianos. Entretanto, o problema principal da previsão do vidente é que ela não é probabilística. Deste modo, acertando ou errando, não conseguimos mensurar direito o quanto ele acertou ou errou – algo fundamental para comparar modelos de previsão – e que podemos fazer com as outras elencadas acima. 

***

Conhece mais alguma previsão? Informe aqui para que possamos acompanhar e ver quem se saiu melhor.

3 pensamentos sobre “Previsões para eleições: o que estão dizendo para amanhã?

  1. Pingback: Dilma, Marina e Aécio no Google Trends, um dia antes das eleições | Análise Real

  2. Pingback: Previsões do primeiro turno: Google Trends (e Vidente Carlinhos)? | Análise Real

  3. Pingback: Retrospectiva: posts mais lidos de 2014 | Análise Real

Deixe um comentário