Distribuindo pacotes no R. Qual o alcance?


Faz mais ou menos 1 mês que o pacote benford.analysis 0.1 foi disponibilizado no CRAN. 

Achei que valeria o esforço adicional de criar o pacote por alguns motivos e, entre eles, dois se destacam: (i) pacotes deixam os arquivos fontes mais estruturados, facilitam o uso das funções, forçam a criar uma documentação e passam por uma bateria de sanity tests que ajudam a criar boas práticas de programação; (ii) pacotes tornam o compartilhamento do código extremamente simples, ainda mais se o pacote estiver no CRAN, pois, basta rodar

 install.packages("benford.analysis") 

e qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo terá o pacote instalado em sua máquina.

Sobre este último ponto, infelizmente, não é possível ter dados de download do CRAN de uma maneira consolidada, pois há diversos espelhos do site ao redor do mundo e nem todos guardam informações de acesso. Entretanto, o CRAN do RStudio faz esse registro. Assim resolvi baixar os dados de lá e ver se alguma outra alma além de mim baixou o benford.analysis.

Sinceramente, eu achei que encontraria uns 10 ou 11 downloads registrados – no máximo -, pois estamos com dados de apenas um espelho do CRAN e estamos falando de um pacote simples e relativamente desconhecido. Ocorre que neste 1 mês de existência o benford.analysis foi baixado 190 vezes em mais de 40 países diferentes considerando apenas o espelho do RStudio.  Um número pequeno quando comparado com pacotes como ggplot2 (que deve estar em virtualmente quase toda máquina de usuário do R), mas, ainda assim, grande o suficiente para me surpreender!

E também para me preocupar. Nesse meio tempo encontrei dois pequenos bugs no pacote. E se antes achava que não deveria ter pressa para corrigi-los, agora esperem uma atualização em breve (mas, claro, depois do carnaval)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s