Lei de Benford – por que ela surge?


No post anterior falamos da Lei de Benford e que ela surge naturalmente em diversos fenômenos do mundo real, inclusive em dados contábeis e econômicos. Mas não explicamos o porquê. Aqui traremos duas explicações.  A primeira, bastante intuitiva, é pensar que estes dados tem crescimento exponencial. Por exemplo, na economia (brasileira), variáveis como o PIB real e os preços crescem entre 2% e 6% ao ano, respectivamente. E como o crescimento exponencial levaria à Lei de Benford?

Suponha que o valor inicial de uma variável seja 10 e que ela tenha uma taxa de crescimento de 10% por período. Veja que, ao crescer exponencialmente, a variável vai demorar 7 períodos para chegar na casa dos 20’s. Todavia, após chegar no 20, ela cresce mais rapidamente, e leva apenas 4 períodos para chegar na casa dos 30’s. Note que esta variável irá ficar apenas um período na casa dos 90’s, para logo em seguida passar mais 7 períodos nos 100’s (e com primeiro digito 1). Parece condizer com a Lei.

Para verificar, façamos uma simulação, com uma variável que cresça 3% por período. Após 2000 períodos, a distribuição dos dígitos da série segue muito aproximadamente a Lei de Benford (como a amostra é grande, no gráfico utilizamos a distribuição dos dois primeiros dígitos, que tem maior capacidade de discriminação do que apenas a distribuição do primeiro dígito).

cresc_benfordAlém do crescimento exponencial, existe, ainda, uma razão mais convincente. Dados contábeis e econômicos também são, em geral, fruto da multiplicação de diversos números. Para saber o valor da produção,por exemplo, multiplicam-se quantidades e preços. E ocorre que a multiplicação de distribuições contínuas tem como distribuição limite um conjunto  de Benford. Façamos uma simulação com distribuições normal – N(10,10) – qui-quadrado – Q(3) e uniforme – U(0,1).

Perceba que elas, separadamente, não seguem a Lei.  Primeiro, a normal:

norm_benford

Agora a Qui-Quadrado:

qui_benford

E a Uniforme:

unif_benford

Entretanto, ao multiplicarmos as 3, eis que surge a distribuição dos dígitos!

mult_benford

3 pensamentos sobre “Lei de Benford – por que ela surge?

  1. Pingback: Benford Analysis R Package | Análise Real

  2. Pingback: benford.analysis 0.1 | Análise Real

  3. Pingback: Indício de fraude nas eleições? Usando a Lei de Benford. | Análise Real

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s